Seguidores

domingo, 31 de março de 2013

Minha mãe que disse!


Adoro soluções caseiras e devo isso muito a minha mãe dona Fatima, que ensinou a mim e meus irmãos que muita coisa a gente pode resolver em casa mesmo, principalmente se você tiver um quintal com algumas plantinhas maravilhosas como ela tinha.
E a primeira dica está relacionada a minha infância quando minha mãe era da pastoral da criança e aprendeu a aproveitar melhor os alimentos: aproveite as cascas, isso mesmo, nas cascas dos alimentos é que estão armazenadas suas mais importantes propriedades. A casca do jerimum (abóbora) por exemplo, acho uma temeridade quando alguém cozinha a hortaliça sem a casca, porque além de combater infecções confira aqui!, ela é saborosa gente, você pode misturá-la no arroz ou na carne, temperada com cebola e alho fica muito bom.
Outra casca que você não deve jogar fora é a de banana, pois ela possui propriedades que a própria fruta não tem, como a fibra por exemplo, além de conter também lipídios, potássio, amido, proteínas e por aí vai.
Então não jogue fora, faça uma farofa das "bixinha".
Receita da farofa (todas as receitas da minha mãe são no olhômetro e a gosto):
Lave bem as cascas de umas 10 bananas, pique bem picadinha e refogue em uma panela com azeite, aos poucos vá misturando cebola picada, alho, cenoura, cheiro verde e farinha de mandioca, um salzinho pra dar gosto, misture bem. Agora é só apagar o fogo e servir quentinha que é mais gostoso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro receber seus comentários! Obrigada.