Seguidores

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Construção de casa com sustentabilidade

A construção civil é uma das atividades mais predatórias para o meio ambiente, pois é responsável por 15 e 50% do consumo dos recursos naturais extraídos, além de ser o maior gerador de resíduos de toda a sociedade produzindo um volume duas vezes maior que o lixo sólido urbano. Uma pesquisa realizada pela Civil Enginenering Research Foundation (CERF), entidade ligada ao American Societ of Civil Engineers (CERF), revelou que a questão ambiental é uma das maiores preocupações dos líderes do setor, porque algumas matérias primas muito utilizadas nesta atividade estão escassas em reservas mapeadas.
Esses dados já são motivos mais do que suficientes para aderirmos a alternativas sustentáveis. Mas além disso pode ser muito mais econômico, dá só uma olhada nessas aqui:

Esta massa tem um nome muito fofinho, chamas-se Dundun e está revolucionando o setor da construção. Ela substitui a argamassa tradicional, trazendo uma economia de até 50%, agiliza a mão de obra, ZERA A EMISSÃO DE GASES NA ATMOSFERA E REDUZ O USO DE AREIA. 
O produto é produzido pela FCC. Para saber mais acesse o link: http://www.massadundun.com.br/index.php
Só tem um problema (eu sabia que tava bom demais). Observe que esses tijolos da foto são bem uniformes, mais parecendo blocos, ao menos aqui em Fortaleza esse tipo de tijolo não é encontrado facilmente nos depósitos de construção. A maioria das construtoras trabalham com esse material mas porque o fazem na própria obra, outra opção é encomendar os tais blocos nas fábricas de pré-moldados. 

CASA DE PNEU:

Já existem projetos de casas de pneus no Sul do Brasil http://aventura.com.br/casaorganica/reciclanip-visita-a-casa-organica/. Essas são construções de baixo custo por ser feita basicamente de terra e material que iria  ser jogado fora, além de ser limpa, estruturalmente forte e flexivel. 
Os pneus são cheios com areia, compactados e empilhados como na foto abaixo depois é utilizada uma massa com a proporção de 5x1x1, 5 de areia, 1 de cimento e 1 de cal, para rebocar.


Tem também a casa de garrafa Pet. Olha que fofa.

Acho a de pet é mais trabalhosa um pouquinho que a de pneu, porque todas as garrafas tem que ser cheias com areia e serem amarradinhas umas nas outras




Que tal uma casa de conto de fadas?

Uma família inglesa juntou o sonho de possuir uma casa própria com muita criatividade e conseguiu construir sua casa gastando apenas R$ 8mil. Confira no site http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI268476-17770,00-FAMILIA+CONSTROI+CASA+DE+HOBBIT+COM+R+MIL.html

Minhas queridas e queridos, esta humilde postagem é um convite para sairmos do convencional e sonharmos com projetos que nos tragam verdadeira satisfação.

POR QUE NÃO?








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro receber seus comentários! Obrigada.